sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Guia Fetiche 01 - O que é Fetiche?

Introdução

Estou iniciando uma nova série no Blog. Como vocês podem notar no título é sobre um assunto que é quase um "tabu" para os mais convencionais, assim como uma curiosidade para os mais interessados ou uma fonte de informação para os que buscam conhecer essa cultura fascinante.

O Guia terá como fonte base, o livro "FETICHE - Moda, Sexo & Poder" - Este livro aborda o fetiche de uma forma muito ampla e completa. Não somente pelo enfoque cultural, como também desde da antiguidade, buscando entender o perfil dos usuários, criadores, submissos, dominadores entre outros. Aqui deixaremos claro de forma didática sobre todo esse universo "fetichista", levando em conta todo o erotismo sedutor, misterioso e sensual.

O Guia será dividido e serão todos linkados em cada post. Este inicialmente, é uma introdução sobre o que é Fetiche, seguindo com as partes posteriores que serão: BDSM, Moda & Comportamento, Espartilhos & Sapatos, Roupa Íntima & Segunda pele.

_______________________________________________________

Ilustração no Livro de Sade, Juliette (1800)

1. O Que é Fetiche?

Primeiramente a palavra "Fetiche" tem um significado duplo. O discurso original sobre Fetichismo, era religioso e antropológico. Tratados de apóstolos que denunciaram as religiões "bárbaras", de pessoas que adoravam "deuses de madeira ou barro". No séc. XIX, o termo "Fetiche" se estendeu para se referir a qualquer coisa que fosse adorada de forma irracional.

Isso passou por várias interpretações ao longo do tempo, desde filósofos à psicólogos, tal como: Karl Marx , Alfred Binet ou Freud. A questão é que o conceito de "Fetiche erótico" foi adotado por outros que estudavam desvios sexuais, que ressaltavam termos como Sadismo (Nomeado a partir de Marquês de Sade) e Masoquismo (a partir de Leopold von Sacher-Masoch, autor do romance fetichista "A Vênus de casaco de pele").



Entre tantos significados, é aonde se encontra um vão isolado, pois fetichismo não aborda somente "sobre" sexualidade, refere-se também sobre poder e percepção. Esses conceitos tem agregado uma grande importância no construção cultural da sexualidade.

O fetiche evoca e envolve uma série de atrações, desde por itens/vestuário como sapatos altos, espartilhos, ou até mesmo por outras partes do corpo. - É fato que ver o fetichismo como um "desvio sexual" é simplista demais, meramente um estereótipo. Couro, Latex, sapatos de salto, tatuagens e body piercing tem sido incorporada à moda fetichista, e o interesse por estilos Subculturais faz parte dela.

Esse interesse popular por estilos subculturais não é novo, porém houve uma mudança qualitativa no acolhimento da sexualidade pela moda. Hoje em dia, a "perversidade" sexual vem de tudo, desde filmes, livros, revistas entre outros.





1.1 - "Somos todos mais ou menos fetichistas"

Declara o Dr.Emile Laurent. No fetichismo erótico, o próprio fetiche (ao invés de alguém associado a ele) se torna objeto exclusivo/predominante do desejo sexual. O fetichismo provavelmente precisa ser conceituado a níveis de intensidade:

Nível 1: Há uma preferência por certos tipos de parceiros, estímulos ou atividade sexual. O termo "fetiche" não deve ser usado nesse nível.

Nível 2: Há uma preferência mais forte
(Menor intensidade de fetichismo).

Nível 3: Estímulos específicos são necessários para excitação (Intensidade moderada de fetichismo).

Nível 4: Estímulos específicos sucede o lugar de um parceiro sexual (Alto nível de fetichismo).


Clique para visualizar
1.2 - Os Objetos no Fetiche

Os objetos inanimados do fetiche pode não ser necessariamente uma peça: aventais, botas, vestidos, óculos, luvas, lenços, capas de chuva, sapatos, meias finas, roupas íntimas ou uniformes.

Existem exigências bastante específicas: O vestido pode estar molhado, manchado ou rasgado; os sapatos brilhando ou rangendo. O fetiche também pode ser um tipo de material, como pele de animais, couro, latex, borrada, seda. Os fetiches por materiais foram divididos em dois tipos: "pesados" e "leves". Itens pesados (como couro ou borracha) tendem a ser lisos, brilhantes e pretos, são "frequentemente peças de roupas ou sapatos apertados e constritivos". Fetiches leves são fofos, felpudos e cheio de babados (como lingerie e pele de animal).



No entanto, alguns outros objetos têm sido usados como fetiche, que não seja apenas em roupas. São fetiches como Alfinetes, lesmas ou baratas (num ato de masturbação ou sendo esmagadas por sapatos de salto alto), açoites, árvores etc. O japão por exemplo, existe bastante fetiches inusitados como: Masturbação com polvos, peixes e até vermes.

Assim chamados de "fetiches negativos" e, também os que envolvem a ausência de alguma coisa que normalmente está presente: Alguns são sexualmente atraídos por aleijados ou alguma característica específica (até mesmo característica de animais) e, portanto somente a roupa será um fator importante, pois são objetos artificiais que podem ser substituídos, armazenados e passados de uma pessoa para outra.




______________________________________________________

Aqui Termina o Post sobre Fetiche.
Segue com a Continuação do Guia em breve.

2 comentários:

  1. Sobre fetiche o que tenho a dizer é: acho a moda voltada ao fetichismo muito bacana! Mas de resto, cada um com suas preferências... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha De certo modo fetiche envolve muito vestimenta mesmo, alguns até são adeptos somente da moda, mas não do comportamento em si ou da cultura em geral. Compreendo seu argumento Mone <3 Obrigada pelo comentário sua linda!

      Excluir