segunda-feira, 5 de março de 2012

Lolitas ou Loli


Lolita (ou Loli) é um estilo japonês de moda, inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável). Há também certa preocupação com parecer "infantil", elegante e discreta, evitando uma imagem adulta (dependendo do estilo da lolita) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino, renda de boa qualidade, decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.

Há muitas regras nessa moda, assim como também seus subgêneros e aqui colocaremos:






Casual Lolita

Não é uma subdivisão do estilo, embora possa ser considerado. É uma forma de usar o Lolita com as roupas diárias e comuns. Por exemplo saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados com uma camiseta. 











Gothic Lolita

A mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, branco, azul escuro e até mesmo vermelho. Devemos ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão com a subcultura gótica, (muitos confundem o Gothic Lolita como parte do gótico, o que realmente não é).







Elegant Gothic Lolita


 É o nome que Mana, o ex-guitarrista ( esse da foto ao lado ) do Malice Mizer e atual guitarrista de seu projeto solo Moi dix Mois deu às roupas de sua grife, a Moi-même-Moitié. As roupas costumam ser mais discretas e refinadas do que as de uma Gothic Lolita. Note que no Japão não se diz "eu sou uma EGL" ou "estou vestido de EGL", já que o estilo continua sendo Gothic Lolita.











Classical Lolita

O estilo clássico, que remete à moda vitoriana e rococó original. As cores utilizadas são tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim.









Sweet Lolita
 O tipo de lolita considerado mais "Kawaii", que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas "fofas", como frutas, flores e até animais.














Country lolita

 Uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez, quadriculado, gingham, flores miúdas, com ar mais campestre, e algumas frutas. O acessório mais comum é o minichapéu de palha.










Shirololita
Considerada por alguns subdivisão do sweet lolita, as shirololitas são lolitas que se vestem apenas de branco.


Kurololita
Também considerada subdivisão do sweet lolita, outros a vêem simplesmente como qualquer lolita vestida somente de preto. Há momentos em que confundem kuro com gothic lolita, porem  há diferenças entre os dois estilos.

Algumas vezes, shiros e kuros lolitas se juntam para dar esse contraste do preto e branco.














Punk Lolita

A mistura do punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez, listras, e estampas. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, minicartolas e boinas.









Wa Lolita
(Ou Waloli) O estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a moda Lolita. Principalmente são usados Kimonos.












Qi Lolita 

Um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. É similar à Wa lolita, desde que encorpora acessórios tradicionais. E é em fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita.

















Hime Lolita 
Estilo que mais remete à imagem de princesas. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.












Sailor lolita

É aplicado geralmente a sweet lolita. É o uso da temática de uniformes de marinheiro japoneses em lolita. Acessórios náuticos incluindo chapéus de marinheiro e combinações de azul/branco/vermelho são clássicos, mas outras cores também aparecem. As saias deste tema às vezes são pregueadas ou plissadas.













Deco Lolita


( Este ja apareceu no nosso post de Decora Kei )
Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. Existe uma preferencia pela cor rosa,mas não existe nenhuma regra sobre a cor.









Pirate Lolita

Um tema Lolita envolve elementos como corset, casacos de pirata, botas, temas de caveiras, espadas e baús do tesouro, Mini-chapéus ou chapéus de pirata são típicos, assim como designs assimétricos, ou seja, tudo que um pirata usaria só que com um charme lolita. A marca BABY tem uma linha chamada Alice and the Pirates, que ajudou bastante a divulgar o estilo.








Erololi

Mistura o sexy antiquado, sem exageros, com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia.









Guro Lolita

As guro lolitas, são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum". Normalmente sempre usam o branco, para o sangue ficar mais visível.











Ouji / Dandy


São estilos que possuem uma ligação com Lolita, em termos de inspirações e usuários, mas não são considerados "versões masculinas" das lolitas. Muitas garotas também usam esses trajes, indiferente da sexualidade. Diversas pessoas chamam "ouji" de "kodona", mas "kodona" é um termo errado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário