quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Androginia


Androginia refere-se à uma mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é necessariamente masculino nem feminino.

Características masculinas (andro) e femininas (gyne).

Pode ser confundido com hermafroditismo, porém são duas coisas bem diferentes
Pessoas andróginas possuem estas características (físicas ou comportamental) que as tornam semelhantes ao seu sexo oposto. Muitos dos andróginos aproveitam desse diferencial para reforçar essa peculiaridade, utilizando roupas, acessórios, maquiagem e comportamentos duais, que caracterizam o outro sexo. Aumentando a dificuldade de distinguir pela a aparência física.

A androginia também esta muito presente nas subculturas alternativas, assim como também artistas que possuem este diferencial, como Boy George, David Bowie, Prince entre muitos outros.

Shein (akado) | Omi (Exist Trace)
Muitos julgam andróginos invariavelmente de homossexuais, bissexuais ou trans, o que não é verdade. A androginia é um caráter de comportamento e aparência individual de uma pessoa, independente de orientação sexual ou gênero. Desse modo, pessoas andróginas podem se identificar tanto como heterossexuais, homossexuais, bissexuais etc.


Androginia não é nada contemporâneo, pois há esculturas da Grécia Antiga e figuras clássicas de Da Vinci. Existe uma obra chamada “O Banquete”, de Platão, que registra a existência de três tipos de homens: os machos, fêmeas e andróginos (que seriam um único indivíduo com as características destes dois), sentenciados à irreversível separação física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário